Desafio: 40 Dias de Destralhe (#40bagsin40days)

40bagsin40daysCom as férias, adaptação escolar, volta ao trabalho e Carnaval eu relaxei um pouquinho com o processo de destralhe…e não me arrependo. Tem horas que precisamos focar no que é mais importante naquele momento. Eu ainda não acabei essa fase aqui em casa e com tudo isso acontecendo não consegui fazer muita coisa nos últimos meses.

Já tem um ano que aos poucos tenho mudado nossos hábitos e evito trazer mais tralha para o  nosso lar. Mesmo assim ainda tem muuuita coisa pra destralhar! Lendo sobre minimalismo achei algo que pode me dar um empurrãozinho,  o desafio 40 Bags in 40 Days. Ele começa hoje e tem como objetivo tirar pelo menos um saco de lixo (ou coisas para doação) por dia. Essa é  uma forma de manter a casa livre do acúmulo feito ao longo do ano que passou e começar o ano novo com tudo limpinho e organizado. O Carnaval já acabou, 2017 já pode começar! hehe.

Durante o desafio você irá limpar um lugar da casa por dia (ex: gaveta da bagunça na cozinha). Você pode listar em uma folha os 40 lugares que gostaria de destralhar e na frente deixar espaço para colocar detalhes do progresso. A minha lista está ficando assim:

40bagsin40daysprogresso

Quando você pensa em um saco por dia parece fácil e animador, mas para tudo não ir por água abaixo você precisa se planejar. Eu decidi que vou começar pelos meus calçados, mas você pode dividir a sua casa por ambientes e listar o que precisa ser feito naquele espaço. Por exemplo, aqui em casa na cozinha tenho que dar uma geral no freezer, organizar a despensa e arrumar a gaveta de potes. Faça a sua lista de acordo com a sua realidade e necessidade.

É claro que você pode tirar mais de um saco por dia ou talvez nenhum. Você deve reservar um dia da semana sem esse compromisso (o meu vai ser a segunda, nunca marco nada pra esse dia). O importante é que no final você terá 40 lugares diferentes, que muitas vezes ficam negligenciados por não estarem à vista, limpos e livres de coisas desnecessárias!

Esse desafio também funciona como uma análise de todo o processo de destralhe e organização que talvez esteja em andamento. Eu por exemplo,  já percebi que dobrar minhas roupas com o método Marie Kondo funcionou, minhas gavetas nunca ficaram tão arrumadas por tanto tempo. Porém, minha gaveta de roupas íntimas  não  durou nem uma semana em ordem. E assim nós seguimos…trocando experiências e tentando novas formas de organizar para deixar nossa casa mais prática, aconchegante e leve. Respira fundo e vai!

 

 

Deixe um comentário

