Paleta de cores e armário-cápsula: Último outono/inverno

Nesse último outono/ inverno eu fiquei meio viúva…usei muito preto hehehe! Eu detesto frio e por isso nunca investi em muitas peças para estas estações. Aqui no Rio de Janeiro os dias de frio intenso são poucos. Tenho apenas uma gaveta com blusas mais quentinhas e uns 3 casacos no cabide. Com relação aos calçados de inverno, tenho apenas uma botinha preta.  Analisando minhas roupas eu vi que já seguia uma paleta de cores sem querer.

A paleta de cores é o conjunto de cores que irão compor as peças do seu guarda- roupa. Ela não tem o objetivo de te prender e nem ditar nada, é obvio que isso é uma coisa flexível. Ao utilizá-la você irá poupar tempo na hora de combinar peças, dinheiro (Já comprou alguma coisa e não conseguiu usar por que não combina com nada?) e espaço, tendo mais roupas que combinam entre si não será necessário ter tantas peças.Eu senti que estava fácil me vestir e até lavar a roupa (conseguia separar em claras, escuras e brancas), tudo estava em harmonia.

Minha paleta de cores ficou assim: vinho, preto, azul marinho, azul royal, tons mais claros de  jeans e cinza.

paletadecores_outinv2016

Poucas peças saíram dessas cores. Pensei até em comprar algo caramelo para dar uma clareada no visual, mas como eu estou tentando ficar sem comprar até acabar o período de destralhe, vou esperar o próximo inverno. Quase comprei uma calça jeans escuro também, tenho duas que não estavam me servindo. Depois que comecei a emagrecer elas já entram, mas ainda não estão confortáveis. No próximo inverno já tenho mais duas calças para usar.

Além de ter roupas que facilmente combinam entre si, ter uma meia calça preta fio 40, que é mais grossa, me ajudou muito. Consegui usar vestidos curtos de verão com ela nos dias menos frios.

Tenho mudado também a forma que escolho meus calçados. Eu sempre gostei de colocar uma cor no visual através deles. Já fui viciada em Melissas e tinha uma de cada cor. Ter calçados coloridos é lindo, só não é prático. Eu tenho sapatilhas e sandálias verde, amarela, vinho, prata, dourada, florida…um arco-íris muito louco e várias vezes me via “sem nada para calçar”. Desde que comecei a investir em itens na cor preta ficou mais fácil me vestir e combinar peças. Estou amando meus pretinhos!

calcadospreto

A qualidade do que compro é outro fator que tenho levado em consideração, eu achava  que não tinha dinheiro para comprar produtos de qualidade (que geralmente são mais caros) até eu perceber que juntando o preço de itens baratos que  duram menos eu poderia comprar algo mais durável. Tenho uma sandália de couro que é eterna! Na verdade não quero que minhas coisas durem 50 anos, mas algumas peças merecem um investimento a mais.  O minimalismo me ensinou que é melhor ter menos, com mais qualidade.

Com estas pequenas mudanças eu estou me preparando para ter um guarda-roupa minimalista, prático e apenas com peças que amo. Não quero ser precipitada e fazer tudo de qualquer jeito só porque está na moda ter um armário-cápsula (esse link aqui explica tudo de um jeito bem fácil). Eu havia até tirado várias coisas e guardado para reduzir o número de peças no meu armário. Acabou que eu achei que estava sem roupa para usar e quase comprei peças que já tenho.

No Brasil, onde o clima muda o tempo todo, fica difícil separar as peças por estação e guardar todo o resto. Tive que sair procurando um monte de coisas que eu tinha “escondido”, eram  peças úteis que eu estava precisando por conta de uma mudança de clima inesperada. Aprendi que não é só escolher 37 peças por estação, eu preciso de mais tempo para me organizar.

Quero que essa seja uma mudança para a vida toda e quero que minha filha cresça com esse senso de organização e praticidade também. Como todo o resto, quero que tudo isso seja parte da minha rotina, da minha vida, estou construindo um estilo de vida para mim e para a minha família. Ter um armário minimalista irá me dar mais tempo e dinheiro para as coisas que realmente importam.

Um comentário sobre “Paleta de cores e armário-cápsula: Último outono/inverno

Deixe um comentário